Centro de Ciências Computacionais
Rio Grande, 17 de abril de 2024
Notícias

Primeiro Workshop sobre Computação em Nuvem


O Centro de Ciências Computacionais, C3, da FURG, promove, na quarta-feira 4 de abril as 15h, o primeiro workshop sobre computação em nuvem, no auditório do CIDEC. 

 

 

A agenda do workshop será composta por:

15h:  Palestra: Cloud computing: desafios e inovações  - Dr. Rodrigo N. Calheiros

16h: Apresentação da nuvem computacional desenvolvida pelo Birô do C3 -  Vinícius Hax e Jônata Carvalho

17h: Debate

         O workshop será moderado pelo Prof. Odorico M. Mendizabal e será composto da palestra Cloud Computing: desafios e inovações e da apresentação da nuvem computacional desenvolvida pelo Birô do C3.  Também oferecerá aos participantes a oportunidade de discutir as transformações de serviços compartilhados, os conceitos de nuvem, conceitos do portfólio de serviços, administração, segurança, desafios e inovações. 

       A palestra será ministrada pelo Dr. Rodrigo Calheiros, pós doutorando no  Cloud Computing and Distributed Systems (CLOUDS) Laboratory na Universidade de Melbourne, Austrália. Rodrigo é doutor em Ciências de Computação pela PUCRS e formado na sexta turma de Engenharia de Computação da FURG. Atualmente, está envolvido em pesquisas e desenvolvimento de Tecnologias para Nuvens computacionais e seus interesses incluem Simulação de Nuvens, Emulação de Sistemas Distribuídos e Grids Computacionais. 

Resumo da palestra: Cloud computing deixou de ser uma proposta de tecnologia revolucionária para se tornar um modelo de negócio já aceito por empresas e usuários finais. Os desafios que emergem desta nova perspectiva dizem respeito à redução do seu impacto no ambiente, nos negócios, na ciência e na experiência de usuários finais expostos a ela. Encontrar soluções para estes desafios tem sido o principal objetivo do Cloud Computing and Distributed Systems (CLOUDS) Lab da Universidade de Melbourne, Austrália, como um dos líderes mundiais em pesquisa nesta área. Esta apresentação contará com uma introdução a Cloud computing,  seguida por um overview de diversas iniciativas desenvolvidas e em desenvolvimento no CLOUDS Lab, que incluem Green Cloud Computing, negociação e métricas para avaliação de serviços em Clouds e execução de aplicação científicas em Clouds.




Ver as fotos anteriores
  •  
  •  
  •  
Ver as próximas fotos




2010 - 2024 - Centro de Ciências Computacionais - FURG