Centro de Ciências Computacionais
Rio Grande, 20 de abril de 2024
Notícias

Artigo do C3-FURG é premiado em Congresso Nacional de Inteligência Artificial


O trabalho intitulado  “Aprendizado Ativo e Semi-Supervisionado na Classificação de Microalgas”, feito em parceria do C3-FURG com o DCC-UFMG e o IO-FURG foi escolhido, dentre os mais de 70 trabalhos publicados, como um dos três melhores trabalhos no ENIA (Encontro Nacional de Inteligencia Artificial) junto ao BRACIS (Brazilian Conference of Inteligent Systems). 

O trabalho foi desenvolvido pelo Prof. Paulo Drews Jr do C3-FURG, pelo aluno do curso de Eng. de Computação Pablo Machado e pelo aluno do curso de Eng. de Automação Matheus de Faria. Além disso, contou com a participação do ex-aluno de Eng. de Computação Rafael Colares (atualmente aluno de doutorado no DCC-UFMG) e da Prof. Virginia Tavano e da aluna Amália Detoni do IO-FURG.

O trabalho é resultado de um projeto conjunto entre o IO-FURG e o C3-FURG para classificação de microalgas automaticamente, permitindo uma melhor qualidade de classificação, bem como uma estimativa mais rápida dos dados obtidos em campo. O sistema está em fase inicial de aplicação dentro do IO-FURG e tem obtido resultados promissores. Para tal são utilizados modelos de aprendizado de máquina baseados em modelos probabilísticos com interferência minima do especialista, por meio de aprendizado semi-supervisionado e aprendizado ativo.




Ver as fotos anteriores
  •  
  •  
  •  
Ver as próximas fotos




2010 - 2024 - Centro de Ciências Computacionais - FURG