O Centro de Ciências Computacionais – C3, foi fundado em setembro de 2008, tendo como sede do fazer acadêmico a Computação. Identifica-se com as três dimensões estruturadoras do trabalho numa instituição de ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão.
A ação do Centro de Ciências Computacionais, como espaço de construção de competências em nível superior, pauta-se pela consciência de que a formação em Computação, em qualquer de suas áreas, exige uma fundamentação teórica que ultrapasse a mera aquisição de habilidades operacionais em relação às ferramentas de uso intensivo num certo momento, as quais se possa identificar pela demanda explícita quando da oferta de postos de trabalho ou de serviços a serem executados. Já é lugar comum dizer-se, embora não deixe de ser verdadeiro, que a evolução tecnológica nessa área é muito rápida. Assim, mesmo antes de se completar uma geração de egressos de um curso de nível superior, poderá ter-se tornado inadequado um treinamento dado em relação a certos produtos. Por isso a premissa fundamental na formação, especialmente em nível superior, em Computação, é de que se devem prover os fundamentos da área do ponto de vista científico, e não apenas uma bateria de treinamentos.
O Centro de Ciências Computacionais se envolve com a Ciência da Computação, a Tecnologia da Informação, a Automação e a Computação Científica, que são as áreas do conhecimento com as quais se identifica.
Considerando que o Centro de Ciências Computacionais se envolve com o provimento de competências em Computação em todas as suas subáreas, como foi citado anteriormente, é natural agregar suas possibilidades de atuação no esforço global que toda a Instituição deve fazer para se inserir de forma positiva e ativa nas dimensões mais diversas das comunidades da sua área de influência. O crescimento da área de Computação e sua consolidação, bem como sua requalificação do ponto de vista institucional, através de uma unidade acadêmica, coloca-nos no compromisso de atender a dimensão da extensão universitária de forma efetiva, através da definição e implantação de projetos de interação e intervenção social em espaços como a alfabetização digital, a ciberaculturação, a arte digital, a educação à distância, a inclusão digital, a prestação de serviços de informatização de espaços comunitários e outros, além do repasse do conhecimento e da tecnologia gerados na Universidade para uso da sociedade.
O Centro de Ciências Computacionais atende as demandas por ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Ciência da Computação, da Automação, da Tecnologia da Informação e da Computação Científica, necessárias ao cumprimento da missão da Universidade Federal do Rio Grande. Incentiva atividades colaborativas entre professores, técnicos e estudantes de toda a Universidade e da comunidade, no âmbito das interfaces entre a Ciência da Computação, a Automação, a Tecnologia da Informação, a Computação Científica e todas as demais áreas do conhecimento. É o ponto de referência da FURG para a realização de tais interações, tanto em termos de recursos humanos como laboratoriais.
Tendo apresentado breves definições das áreas do conhecimento com as quais o C3 se identifica, abrangidas pela grande área denominada Ciência e Engenharia Computacional (CEC), pode-se descrever os seus objetivos de modo melhor contextualizado, em consonância com os objetivos da FURG, declarados na Resolução CONSUN 014/87. São eles: buscar a educação em sua plenitude, desenvolvendo a criatividade e o espírito crítico e propiciando os conhecimentos necessários à transformação social; formar seres humanos cultural, social e tecnicamente capazes; promover a integração harmônica entre o ser humano e o meio ambiente.Para tanto, o C3 se propõem a: