Permitir aos alunos a oportunidade de esclarecer e aprofundar conhecimentos de valor teórico e prático que não puderam ser sanados em sala de aula, possibilitando um melhor aprendizado em termos de raciocínio lógico através de atividades diferenciadas nas disciplinas de algoritmos computacionais.
Responsável: Regina Barwaldt
As mudanças climáticas tornaram-se objeto central da mídia nos últimos anos, pois esta é uma questão relevante para as sociedades contemporâneas. Verifica-se, entretanto, que apenas um quinto dos estudantes de primeiro ano de cerca de dez cursos de graduação desta universidade dominam os conceitos básicos de geociências necessários para entender o clima e seus aspectos mais importantes. Para mitigar esta deficiência, este projeto elaborou uma página na internet reunindo materiais informativos ou didáticos disponíveis na rede. Eles foram organizados, avaliados e disponibilizados aos professores que desejam fazer uso deles em suas aulas e aos estudantes que buscam aprofundar seus conhecimentos. Serão disponibilizados vídeos das experiências escolhidas para compor um dos itens da página. O objetivo tanto de permitir o uso destes vídeos em sala de aula quanto indicar aos professores como podem realizá-los em suas classes.
Responsável: Nisia Krusche
Este projeto envolve a disciplina de Atividades de Integração Curricular I do primeiro ano do curso de Engenharia de Automação, totalizando 55 estudantes. Propõe-se o uso de robótica, través de Kits educacionais, para a resolução de desafios. Como resultados espera-se uma maior motivação por parte dos alunos nas disciplinas do curso de Engenharia de Automação, assim como redução dos índices de reprovação. Prevê-se ainda participação de alunos na competição brasileira de robótica.
Responsável: Emanuel da Silva Diaz Estrada
Preparação de material e experimentos, utilizando o kit de robótica Lego Mindstorms, com vistas a auxiliar os estudantes de primeiro ano do Curso de Engenharia de Computação no processo de aquisição de conhecimento em programação de robôs.
Responsável: Nelson Lopes Duarte Filho
O objetivo deste projeto é despertar o interesse dos alunos, melhorando assim sua capacidade de abstração e possibilitando um melhor aprendizado do raciocínio lógico. Para tanto proporemos atividades diferenciadas, desafiando os educandos a compreenderem melhor os assuntos básicos relacionados a disciplina de ICC (Introdução à Ciência da Computação) ajudando-os a resolver problemas e a desenvolver algoritmos básicos.
Responsável: Diana Francisca Adamatti
Este projeto tem como objetivo propiciar novas práticas para o aprendizado de Sistemas de Computação 1, ou seja, novas abordagens para fixação e entendimento dos conceitos de Arquitetura e Organização de Computadores através de ferramentas didáticas desenvolvidas com auxílio dos estudantes da disciplina. Além disso, são objetivos parciais a assistência pedagogia aos estudantes de Sistemas de Computação1 na resolução de problemas e implementação de programas, o desenvolvimento de ferramentas para auxílio na visualização e compreensão dos conceitos estudados em Organização e Arquitetura de Computadores, assim como o estudo das ferramentas disponíveis para ensino de Arquitetura de Computadores.
Responsável: Cristina Meinhardt