Centro de Ciências Computacionais
Rio Grande, 03 de maio de 2024
Notícias

Nova ferramenta do Google permite que qualquer usuário crie apps.

Android

Android


O Google tornou público nesta segunda-feira (12/7), a chegada do Google App Inventor, uma ferramenta que permitirá que qualquer usuário crie aplicativos para os smartphones dotados do sistema operacional Android.

Ainda em estágio de testes, o Inventor foi criado no Google Labs, onde um vídeo mostra como é fácil criar tais aplicativos, incluindo aí uma série de idéias para o desenvolvimento dos mesmos.

A página do serviço diz que ?para usar o App Inventor, você não precisa ser um desenvolvedor, já que ele não requer nenhum conhecimento de programação?. Os códigos do software são escritos pelo próprio Inventor, enquanto aos usuários são dadas as opções sobre o que incluir nos aplicativos.

O site do Inventor oferece várias sugestões na criação dos aplicativos, incluindo o uso de GPS nos smartphones para funções de localização, com o envio de SMSs para os amigos ou o desenvolvimento de ferramentas que tenham ligação com outros serviços, como o Twitter.

A chegada do App Inventor deve dar ao Android um braço a mais na disputa contra o iPhone, já que ele dá aos usuários a possibilidade de criar aplicativos conforme suas necessidades, o que não é tão fácil no caso do smartphone da Apple, cujo kit de desenvolvimento exige que a pessoa tenha certos conhecimentos de programação, além da necessidade de passar pela aprovação da Apple.

No entanto, uma vantagem do sistema da Apple é que ele pode remover ?ervas daninhas? do AppStore, como códigos maliciosos criados para roubar ou apagar dados. Espera-se que o App Inventor tenha tal recurso de segurança.

Para usar o App Inventor, o usuário deve ter uma conta do Gmail e um smartphone com o Android devidamente instalado. O Google declarou ainda que a criação desta ferramenta - anunciada em julho do ano passado - envolveu a participação de dezenas de universidades e até mesmo colégios.

Fonte: IDG News Service (Taiwan)




Ver as fotos anteriores
  • Android
  •  
  •  
  •  
Ver as próximas fotos




2010 - 2024 - Centro de Ciências Computacionais - FURG