Centro de Ciências Computacionais
Rio Grande, 20 de novembro de 2017
Grupos de Pesquisa


NAUTEC - Grupo de Automao e Robtica Inteligente

O grupo de pesquisa em Automação e Robótica Inteligente (NAUTEC) tem como objetivo pesquisar e desenvolver novas técnicas computacionais e algoritmos para análise, modelagem e controle de redes de sensores e atuadores, sejam estas constituintes de Sistemas de Automação, bem como agrupadas em Sistemas Robóticos. Desde sua fundação em 2001, o grupo vem desenvolvendo pesquisas focadas em novas aplicações em educação; indústria de óleo, gás e energia; ecossistemas costeiros e oceânicos. Formado por um grupo de mais de 20 pesquisadores (professores e técnicos), 15 pós-graduandos (doutorandos e mestrandos) e 40 estudantes de graduação, o grupo de pesquisa atua em diversos projetos junto a instituições governamentais e empresas, bem como participa de diversos consórcios e cooperações internacionais e nacionais.

Responsável: Silvia Silva da Costa Botelho

Site: http://www.nautec.furg.br/

Grupo de Sistemas Digitais e Embarcados

O Grupo de Sistemas Digitais e Embarcados foi criado em 2010 a partir de um esforço conjunto dos Professores do Centro de Ciências Computacionais da FURG para a criação do curso de Mestrado em Engenharia de Computação. Desde então o mesmo vem atuando nos aspectos relacionados ao desenvolvimento de sistemas eletrônicos e microprocessados complexos, baseados em circuitos digitais, analógicos e mistos, bem como o estudo e o desenvolvimento dos softwares básicos, e aplicativos associados a tais sistemas incluindo ferramentas de projeto assistido por computador (CAD). As atividades envolvem aspectos como a especificação, descrição, projeto, validação e teste dos respectivos sistemas, bem como a implementação e otimização dos circuitos e softwares desenvolvidos nas diferentes etapas do ciclo de vida do sistema.

 

Site: http://gsde.c3.furg.br/

CompFlex

O Grupo de Pesquisa em Computação Flexível da FURG tem como meta o desenvolvimento de teorias, modelos, técnicas, métodos e software que oferecem soluções tolerantes à subjetividade, imprecisão, incerteza, informação incompleta, parcial ou conflitante, parcialidade da verdade e parcialidade da possibilidade, que aparecem na modelagem de sistemas complexos e/ou de informação imperfeita, tão comuns no contexto das Engenharias em geral, em particular, da Engenharia da Computação. O objetivo é buscar aproximações ou combinações de diferentes teorias, modelos, técnicas e métodos que sejam capazes de refletir adequadamente a imperfeição, alcançando tratabilidade, robusteza, confiabilidade e soluções de custo razoável.

 

Site: http://compflex.c3.furg.br/

GPSMA - Grupo de Pesquisa em Sistemas Multiagentes

Site: http://gpsma.c3.furg.br/

Biologia Computacional

The research group in Computational Biology started its activities in 2011. Its main aim is to bring together researchers and students that are interested in all aspects related with Computational Biology. More specifically the group intends to create, improve and use the most sophisticated statistical, computational and mathematical methods in order to contribute to the progress of this research area. Moreover, it is our desire to become a solid reference in Computational Biology at our university and community.

 

Site: http://biologiacomputacional.c3.furg.br/

Grupo de Simulao Social e Ambiental

O Grupo de Pesquisa em Simulação Social e Ambiental surgiu do desenvolvimento de trabalhos aplicados realizados em projetos de iniciativa do Grupo de Pesquisa em Sistemas Multiagentes. Seu principal objetivo é a pesquisa de modelos, métodos, técnicas e ferramentas computacionais, baseados em agentes, visando a instrumentalização do trabalho de desenvolvimento de simulações sociais e ambientais.

 

Site: http://gssa.c3.furg.br/

Grupo de Pesquisa em Informtica na Educao

O Grupo de Pesquisa em Informática na Educação se constitui a partir de uma abordagem interdisciplinar,articulando pesquisas nas áreas de Informática na Educação. As Linhas de pesquisas contemplam estudos que envolvem a cognição e aprendizagem em ambientes virtuais; desenvolvimento de sistemas e recursos computacionais e suas implicações IHC; e educação, tecnologia e sociedade no contexto da inclusão digital. Destaca-se ainda a articulação entre pesquisa, ensino e extensão, na graduação e pós-graduação, especialmente junto aos Programas de Pós-Graduações em Modelagem Computacional e Computação oferecido pelo Centro de Ciências Computacionais (C3/FURG) e parceria com o curso de Psicologia (ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação/FURG) atravé do NEAI (Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas).

 

Site: http://infoeduc.c3.furg.br/

Grupo de Pesquisa em Gerenciamento de Informaes

Localizado no sul do país, na cidade de Rio Grande - RS, o grupo desenvolve atividades de pesquisa relacionadas à coleta, extração, visualização, recuperação e recomendação de informações.

O grupo realiza reuniões semanais geralmente no prédio do C3, datas e locais exatos podem ser conferidos no calendário no menu ao lado.

 

Site: http://ginfo.c3.furg.br/

2010 - 2017 - Centro de Ciências Computacionais - FURG